BENEFÍCIOS DA LINHAÇA PARA A SAÚDE

Tempo de leitura: 4 minutos

Benefícios da linhaça para a saúde que também é conhecida como semente do linho – é um cereal sem glúten. Utilizada na culinária, há alguns anos tem conquistado adeptos entre as pessoas que buscam alimentos saudáveis e funcionais. Por possuir muitas propriedades nutricionais, o uso contínuo da linhaça traz muitos benefícios ao organismo e, consequentemente, à saúde. Seja a variedade dourada ou a marrom, saiba mais sobre esta semente.

BENEFÍCIOS DA LINHAÇA PARA A SAÚDE da família

A linhaça e seus nutrientes

mais rica fonte vegetal de Ômega 3 da natureza possui fibras, Magnésio, Manganês, Fósforo, Zinco, Proteínas, Ferro, Cálcio, Carboidratos, como Ácidos Fenólicos, Hemicelulose, Lignana e Açúcares e Gorduras – em especial os ácidos graxos.

Benefícios da linhaça para a saúde no emagrecimento

A linhaça é uma grande aliada para quem quer emagrecer. As fibras presentes na casca da semente controlam os níveis de glicose no sangue – o que promove saciedade e reduz o acúmulo de gordura corporal. O Ômega também auxilia na redução do apetite.

BENEFÍCIOS DA LINHAÇA PARA A SAÚDE para o coração

Fortalecimento do coração

Ricamente presente na linhaça, a gordura poli-insaturada Ômega 3 ajuda a reduzir os níveis do mau colesterol (LDL) no organismo e aumenta o bom (HDL). Desta maneira, atua no combate à deposição de placas de gordura nas artérias e veias, auxiliando no bom fluxo sanguíneo. Esta condição ajuda a evitar a elevação da pressão arterial e a ocorrência de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC), por exemplo.

Prevenção e controle da diabetes

Um dos subtipos do Ômega 3 é o Ácido Alfalinoleico (ALA) que, segundo alguns estudos, tem a capacidade de diminuir os níveis de açúcar no sangue. Isso auxilia tanto na prevenção quanto no controle da diabetes tipo 2.

Controle das inflamações

Outros Benefícios da linhaça para a saúde foram descobertos em estudos revelam que o ALA tem capacidade de combater processos inflamatórios, como os provocados por tabagismo, sedentarismo e obesidade. O nutriente também pode aliviar sintomas de doenças autoimunes, por exemplo, do lúpus e psoríase.

BENEFÍCIOS DA LINHAÇA PARA A SAÚDE perfeita

Melhora no funcionamento do intestino e aumento da imunidade

As fibras da linhaça estimulam o intestino preguiçoso, evitando a constipação. No entanto, a pessoa deve consumir uma boa quantidade de água diariamente para obter o benefício da melhoria do trânsito intestinal.

Durante o processo de digestão, as fibras da linhaça geram ácidos graxos incentivando a proliferação das bifidobactérias, que atuam como um probiótico estimulando a flora intestinal. Elas também auxiliam no aumento da imunidade uma vez que ativam os linfócitos e produzem anticorpos.

Prevenção a alguns tipos de câncer

A linhaça é riquíssima em lignana, chamada de fitoestrógeno pela sua alta semelhança ao hormônio feminino estrógeno. Esta substância auxilia na destruição de células defeituosas, especialmente em caso de Câncer de Mama. Porém, o uso da linhaça deve ser feito após avaliação médica.

Proteção aos ossos

As lignanas também favorecem a saúde óssea, especialmente das mulheres, que ficam mais propensas à osteoporose após o início da menopausa.

Diferença entre linhaça dourada e linhaça marrom

BENEFÍCIOS DA LINHAÇA PARA A SAÚDE diferença entre as linhaças

Em geral, a linhaça dourada tem cultivo orgânico e certificado, o que torna seu preço mais alto. No quesito sabor, a dourada é mais suave que a marrom. No entanto, elas são bem parecidas em termos nutricionais. A diferença fica por conta dos Ômegas 3, 6 e 9 presentes na variedade dourada, enquanto a marrom contém somente o Ômega 3. No entanto, as duas versões trazem muitos benefícios ao organismo.

Maneiras para consumir para se ter melhores benefícios da linhaça para a saúde

O ideal é consumir a linhaça em forma de farinha, para facilitar a digestão e a fim de que seus nutrientes sejam absorvidos ao máximo pelo organismo. Especialistas indicam que o melhor é comprar a linhaça inteira e a moer no momento de consumir. Isto para que as propriedades nutricionais sejam completamente preservadas. No entanto, não há problema algum em já comprá-la moída, por conta da praticidade.

A linhaça não altera o sabor dos alimentos e pode ser utilizada em sucos, vitaminas, iogurtes, sopas, ensopados, saladas, molhos, mingaus ou na receita que você desejar. Uma colher de sopa para adultos e uma de sobremesa para crianças é a quantidade diária ideal para o consumo de linhaça.

Receita com linhaça

Suco de ameixa com tamarindo e gel de linhaça

Rendimento
1 porção

Ingredientes
1 polpa de tamarindo
1 cubinho de gel de linhaça
3 unidades de ameixa

Preparo
Bata aos poucos no liquidificar e sirva

Dicas
Não se esqueça de enriquecê-lo com banana verde. Você pode variar esta receita substituindo o tamarindo por ameixa ou pêssego, natural ou polpa.

Você viu quantos benefícios a linhaça traz ao organismo? Conte para nós se você consome linhaça ou pretende incluir a semente em sua alimentação. Se tiver alguma dica, divida conosco, nós vamos adorar saber!

 

QUER SABER MAIS RECEITAS QUE TE AJUDARÃO NO PROCESSO DE EMAGRECIMENTO SEM SOFRIMENTO?  CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *